Trabalhar com artesanato com feltro pode ser uma verdadeira terapia. Eu, particularmente, sou apaixonada por artesanato de uma maneira geral, mas o feltro desperta algo diferente em mim. Penso que seja por conta da infinidade de materiais, acabamentos e possibilidades.
Por isso, neste conteúdo eu quero ajudar você a dar o seu primeiro passo rumo à sua carreira como artesã. Para isso, leia este texto até o fim e fique por dentro de tudo. Vamos lá?
Como começar com artesanato com feltro?
Para começar a trabalhar com artesanato com feltro é preciso estar atenta a todos os aprendizados disponíveis. Abaixo, eu aponto alguns fatores que são de suma importância para o seu desenvolvimento. Veja:
1- Comece aprendendo a costurar – ou a colar
O primeiro passo é escolher entre aprender a costurar, ou a colar. Não tem segredo quanto a isso. Afinal, se você quiser montar as suas peças de feltro, é necessário que você faça isso de uma forma eficiente e com um bom acabamento.
Aqui, eu sugiro que você comece com algo mais básico, usando a sua cola quente. À medida que você for manuseando os materiais, ficará muito mais fácil de aprender a costurar e a fazer acabamentos excelentes.
Em contrapartida, se você já tem uma noção de costura, pode muito bem apostar em uma possibilidade mais “difícil”, podemos assim dizer. Ou seja, já poderá se aventurar com as agulhas. Fica a seu critério! 😉
2- Tenha os materiais certos disponíveis
Depois que você tomar a decisão sobre o estilo de feltro que você irá trabalhar, primeiramente, comece a pensar nos materiais que você vai precisar ter em mãos. Afinal, de nada adianta querer fazer peças lindas se não investir no suporte adequado, concorda?
Sendo assim, veja quais são os materiais iniciais:
- Feltros de diversas cores e estampas;
- Agulhas ou cola quente (pistola);
- Fibra siliconada para fazer as peças com enchimento;
- Moldes de feltro dos mais diversos tipos;
- Linhas das cores do feltro;
- Tesoura;
- Giz para tecido.
Basicamente, com esses itens você já consegue dar os primeiros passos rumo ao seu sucesso. 🙂
3- Encontre os melhores fornecedores
Depois que você já tiver a sua lista de compras feita, é preciso encontrar bons fornecedores para fazer um investimento consistente, certo? Até porque não adianta escolher um fornecedor que entrega um produto muito barato, mas que seja de baixa qualidade.
Sendo assim, eu sugiro que você pesquisa lojas de itens para artesanato na sua cidade e, caso não encontre, dê uma espiadinha neste meu artigo sobre fornecedores de feltro. Assim você poderá comprar diretamente pela internet.
4- Comece com os moldes mais simples
Os primeiros moldes para começar com o artesanato com feltro precisam ser mais simples e fáceis de usar. Afinal, não adianta você querer pular etapas do seu processo de aprendizagem e simplesmente investir em moldes de boneca que são muito elaborados.
Com isso em mente, você pode, inclusive, navegar aqui pelo meu blog, pois eu estou sempre colocando dezenas e centenas de moldes dos mais diversos tipos. Eu prezo por conteúdos onde você possa encontrar moldes que sejam fáceis de usar, e ao mesmo tempo sejam originais. Até porque isso garante um resultado ainda mais simples.
Veja algumas ideias de moldes que você já pode baixar:
- Moldes de girassol.
- Moldes de letras.
- Moldes de nuvem.
- Moldes para lembrancinhas.
- Moldes de borboleta.
- Moldes de estrela.
5- Vá aumentando a dificuldade aos poucos
Depois que você começar a pôr a mão na massa com o artesanato com feltro, é hora de ir subindo a “escadinha” do conhecimento. Para isso, eu sugiro que você vá aumentando a dificuldade do processo aos poucos, garantindo novas aprendizagens e um desenvolvimento consistente e periódico.
6- Assista aulas gratuitas no YouTube
Da mesma forma que você deve ir aumentando a dificuldade das suas produções aos poucos, lembre-se de que no YouTube você pode encontrar diversas aulas gratuitas. São muitas possibilidades para você dar os primeiros passos nessa linda área de atuação.
7- Invista em um curso para iniciantes
Por fim, lembre-se de que se você quer ser uma profissional de valor, precisará investir no seu conhecimento. Para isso, existem diversos cursos específicos para iniciantes, que ensinam técnicas de costura, colagem, entre outras possibilidades.
Busque esse tipo de suporte e melhore ainda mais o seu desempenho com o artesanato com feltro. Boas produções para você!
Pingback: Molde para laço de lonita - Modelos e passo a passo
Pingback: Molde de máscara de ovelha - Ideias e modelos para imprimir
Pingback: Moldes em pdf para imprimir: diversas opções!